DECIFRA-ME OU DEVORO-TE: A ORDEM DO DISCURSO NO LIVRO DIDÁTICO (2ª EDIÇÃO)
A segunda edição do Decifra-me ou Devoro-te: A Ordem Do Discurso No Livro Didático se iniciou em junho com uma série de palestras sobre o tema pelos colaboradores do Labedisco. Apresentamos, aqui, os resultados das pesquisas dos Professores e Professoras que seguiram a disciplina Língua Portuguesa VI, ministrada pelo Prof. Dr. Nilton Milanez. O Seminário teve lugar no dia 01 de agosto para debater o livro didático sob a luz de A ordem do Discurso de Michel Foucault.
As comunicações apresentadas foram:
13h30 Mesa de Abertura: O LIVRO
DIDÁTICO NA SALA DE AULA: ORDENS E RESISTÊNCIAS - Nilton Milanez
(Coordenador do LABEDISCO/UEFS)/ Tâmara Andreucci (Mestranda em Estudos
Linguísticos/UEFS/SEC/FTC)/ Urania Santa Barbara (Mestranda em Estudos
Linguísticos/UEFS)
13h45 Mesa: La Lucha LGBT
Orientadora: Profa. Profª Msndª Elaine Costa (PPGEL/UEFS/COLÉGIO
ASAS)
Integrantes:
Maria Eduarda Rios Marques (Colégio
Asas)
Camila Silva Luz Neves (Colégio
Asas)
Suellen Stephanie Bispo Lucena
(Colégio Asas)
Bruna Ribeiro Santana (Colégio
Asas)
Emilly Oliveira Magalhães Mamona
(Colégio Asas)
Tereza
Liz Knoedt Oliveira (Colégio Asas)
Beatriz
Bittencourt Fonseca (Colégio Asas)
14h15
A interdição do sujeito no livro didático: o que emerge no público e no privado
Apresentação de Profa. Paloma Virgens Santiago e
Profa. Rosinaide Almeida Dantas
Debate:
Profa. Msnda. Suelane Gonçalves Santiago Lima (LABEDISCO/UEFS/ MEL/FAPESB) e
Profa. Ismarina Mendonça de Moura (LABEDISCO/PIBEX/UEFS)
14h40
- A constituição da família no livro didático de língua portuguesa
Apresentação
de Profa. Kézia Keren Marques Passos, Prof. Mateus Afrânio Azevedo Macêdo,
Prof. Lucas Silva Carneiro.
Debate:
Profa. Ms. Adriana dos Reis (LABEDISCO/UNEB) e Profa. Msnda. Suelane Gonçalves
Santiago Lima (LABEDISCO/UEFS/ MEL/FAPESB)
15h10
– Coffee Break
15h30
- A constituição do sujeito estrangeiro no livro didático
Apresentação
de Profa. Maria Luíza Pereira Borba dos Santos, Prof. Maike da Silva Pereira,
Prof. Vitor Hugo Rosado Souza
Debate:
Profa. Msnda. Lidinéia Alves Cerqueira Barreiros (LABEDISCO/ MEL/ UEFS) Profa.
Lívia Jeanne Almeida Gonçalves (LABEDISCO/UEFS/COLÉGIO ASAS)
15h55
- Ausência do discurso LGBT no livro didático
Apresentação
de Prof. Euclides Pinho de Santana Junior, Profa. Carolina Brasil de Freitas,
Profa. Bárbara Damicia Carvalho de Oliveira
Debate: Profa. Msnda. Jessica Mina de Sousa (LABEDISCO/UEFS/MEL e Prof. Esp. Romário Sena Oliveira (LABEDISCO/COLÉGIO SÃO FELIPE- FSA)
Debate: Profa. Msnda. Jessica Mina de Sousa (LABEDISCO/UEFS/MEL e Prof. Esp. Romário Sena Oliveira (LABEDISCO/COLÉGIO SÃO FELIPE- FSA)
16h20
- O negro no livro didático de língua inglesa: uma análise histórico-discursiva
Apresentação
de Profa. Andreza Alves Dantas, Prof. Keven de Almeida Antunes, Profa. Ilana
Oliveira Magalhães
Debate:
Profa. Msnda. Jessica Mina de Sousa (LABEDISCO/UEFS/MEL) e Prof. João Pedro
Santos Oliveira (LABEDISCO/PIBEX/ UEFS)
16h45
– A representação indígena no livro didático: uma perspectiva de saber e poder
Apresentação
de Prof. Matheus Rocha da Silva, Prof. José Felipe Costa Correia, Profa.
Marluce Ribeiro de Jesus Almeida)
Debate:
Profa. Lidinéia Alves Cerqueira Barreiros (LABEDISCO/ MEL/ UEFS) e Prof. Esp.
Romário Sena Oliveira (LABEDISCO/ COLÉGIO SÃO FELIPE- FSA)
17h10
– 17h30 Encerramento
Profa.
Dra. Carla Luzia (LINSP/UEFS) e Prof. Dr. Nilton Milanez (LABEDISCO/UEFS)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO
DE LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS.
Confira as fotos do evento:
PALESTRAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO
Palestras no quadro das atividades, do Seminário Decifra-me ou Devoro-te: a ordem do discurso no livro didático 2ª edição, desenvolvido por integrantes nos domínios das atividades do Grupo de Pesquisa do LABEDISCO – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo, vinculado ao CNPq, com sede na UEFS
O sujeito brasileiro discursivizado no livro didático de Língua Inglesa: posicionamentos e culturas
João Pedro Santos Oliveira
04 de junho de 2018
Estudante de graduação do curso Letras com Inglês na UEFS e Integrante do Labedisco/CNPq - Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo).
A
ordem da mulher no livro didático
Lívia Jeanne Almeida Gonçalves
04
de junho de 2018
Estudante
de graduação do curso Letras com Inglês na UEFS e Integrante do Labedisco/CNPq
- Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo.
A
posição das mulheres hispânicas e norte-americanas no livro didático
Ismarina Mendonça de Moura
06
de junho de 2018
Estudante
de graduação do curso Letras com Espanhol na UEFS e Integrante do
Labedisco/CNPq - Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo
A
constituição da instituição família em materiais didáticos à luz de “A ordem do discurso”
Suelane
Gonçalves de Magalhães Lima
06
de junho de 2018
Mestranda
em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana.
Especialista em Linguística e Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, nível
Lato Sensu, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduada em
Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Integrante do Labedisco/CNPq - Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo.
A
ordem do discurso no livro didático do professor
Jessica Mina de Sousa
06
de junho de 2018
Mestranda
em Estudos Linguísticos na UEFS, Graduada em Letras com Inglês na UEFS e Integrante
do Labedisco/CNPq - Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo.
O
sujeito estudante da Educação de Jovens e Adultos: uma análise
histórico-discursiva.
Prof.
Ms. Rebeca Barbosa Nascimento
18
de junho de 2018
Mestre
em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana, Graduada
em Letras com Inglês na UEFS e Integrante do Labedisco/CNPq - Laboratório de
Estudos do Discurso e do Corpo.
_____________________________________________________________________________
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO MÃE NO PÓS PARTO EM VÍDEOS DO YOUTUBE A PARTIR DOS POSTULADOS TEÓRICOS DE MICHEL FOUCAULT
Como resultado preliminar da pesquisa, sob orientação do Prof. Dr.
Nilton Milanez, a Profa Ms. Rebeca Nascimento nos traz breve análise de
um dos vídeos que compõem o corpus do seu trabalho. Atentando o olhar
para os cabelos em um processo genealógico, são estabelecidas as
relações entre a desordem do corpo da mãe e a histeria feminina na
história, trazendo à superfície o lugar da depressão e do baby blues na
rede de desdobramentos da loucura moral, conforme pensada por Foucault
na História da Loucura.
ALMOÇANDO COM FOUCAULT
Link do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1083533091785925/
Divulgação no site da UEFS: http://www.uefs.br/2018/03/1684/Minicurso-na-Uefs-discute-Foucault-na-hora-do-almoco.html
Este minicurso visa o estudo de quatro conceitos teóricos essenciais de Foucault: dispositivo, resistência, biopolítica e governo. A operacionalização dos conceitos girará em torno da noção de corpo no discurso, à medida que discutirá o funcionamento dos modos de se ver vídeos no YouTube. Os encontros são das 12h15 às 13h15, às quartas-feiras de abril, dias 04, 11, 18 e 25. E você pode fazer seu lanche enquanto curte as apresentações para depois discuti-las conosco. Esta ação faz parte do Projeto de Extensão “Audiovisualidades e Corpo: elaborar com Foucault”. O minicurso será pelo Prof. Nilton Milanez, tendo a participação das Profas. Jessica Mina de Sousa, Lidineia Alves Cerqueira e Suelane Santiago Lima.
As obras discutidas foram:
REVEL, Judith. Foucault. Conceitos essenciais. Trad. Nilton Milanez e Carlos Piovezani Filho. São Carlos: Editora Claraluz, 2005.
MILANEZ, Nilton. O corpo alhures em A noite dos mortos-vivos. Com Foucault e Romero. In: HASHIGUTI, S. T.; TAGATA, W. M. (orgs.) Corpos, imagens e discursos híbridos. Campinas: Pontes Editores, 2016, p. 139-156. (Cf. versão em vídeo).
MILANEZ, Nilton. Modos de enunciar a pele do corpo: quais os lugares de onde vem a Pele que habito de Almodóvar? In: Ismara Tasso; Jefferson Campos (orgs.). Imagem e(m) discurso: a formação das modalidades enunciativas. 1ª ed. Campinas, SP. Pontes, p. 97-118, 2015.
MILANEZ, Nilton; PRATA, Vilmar. Sujeito Digital. Espaço, corpo e vídeos de suicídio em uma cidadezinha qualquer. In: NEVES, Ivânia; GREGOLIN, Rosário. Moara, V. 43, 2015, p. 45-61.
MILANEZ, Nilton. Corpo cheiroso, corpo gostoso: unidades corporais do sujeito no discurso. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. 31, 2009, p. 215-222.
MILANEZ, Nilton. O corpo da bicha preta. Lafayette e a política do desamor na literatura de Charlene Harris. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 21, p. 255-283, 2014
As comunicações apresentadas foram:
Homoafetividade e corpo: o discurso de declaração de amor no youtube.
Prof. Dr. Nilton Milanez
04/04/2018
Ser virgem: discursos sobre corpo, matrimônio e matrizes de conduta em vídeos do youtube (2012-2017).
Profa. Ma. Suelane Gonçalves Santiago Lima
11/04/2018
Meninas no rap brasileiro: corpo, discurso e prática de si.
Profa. Ma. Jessica Mina de Sousa
18/04/2018
A normalização do corpo do surdo: biopoder e resistência
Profa. Ma. Lidinéia Alves Cerqueira Barreiros
25/04/2018
_____________________________________________________________________________
TEMAS DE PESQUISA: O CORPO E SUAS EXTENSÕES NO DISCURSO
Temas de pesquisa tem um objetivo bem certeiro. É mostrar para vocês os temas com os quais estamos trabalhando no LABEDISCO/CNPq – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo, que tem seu espaço físico-afetivo na Universidade Estadual de Feira de Santana, com um sofá, não poderia não ser vermelho, que acolhe simbolicamente pesquisas e discussões em torno do das audiovisualidades e do corpo. Os trabalhos que vocês encontram aqui estão, a maioria deles, em seu início, cuja investigação começou em setembro de 2017. O que queremos dizer é que em pouco tempo o desejo pela pesquisa formou um contingente significativo do pensamento foucaultiano no discurso sobre o corpo e suas extensões no discurso. Confira o e-book aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário