RESUMO: O trabalho intitulado Histórias de si, corpos outros: práticas discursivas nas videonarrativas do Povoado do Bomfim em Santo Antônio de Jesus-Bahia visa discutir a história da cidade contada por meio do olhar de sujeitos comuns que constroem, significam suas vidas ao contar-se por meio das narrativas, para, além disso, fazem emergir uma história outra da cidade a partir do lugar que lhes é instituído. A partir das narrativas videotizadas procuro compreender: como os sujeitos das narrativas constroem a história de Santo Antônio de Jesus a partir do lugar de sujeitos que estão à margem? Como essa história é construída a partir da maneira que os sujeitos discursivizam o corpo que aparece nas narrativas? De que modo se configuram, portanto, a ontologia do presente na especificidade dos habitantes do povoado do Bonfim? Trabalho também com a história oficial da cidade considerando-a como monumento recorrendo a uma dispersão de materialidades. Para subsidiar a discussão recorro a Foucault, Milanez, Courtine que me guiam na compreensão acerca de discurso, corpo, audiovisualidades.
HISTÓRIAS DE SI, CORPOS OUTROS: PRÁTICAS DISCURSIVAS NAS VIDEONARRATIVAS DO POVOADO DO BOMFIM EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BAHIA
RESUMO: O trabalho intitulado Histórias de si, corpos outros: práticas discursivas nas videonarrativas do Povoado do Bomfim em Santo Antônio de Jesus-Bahia visa discutir a história da cidade contada por meio do olhar de sujeitos comuns que constroem, significam suas vidas ao contar-se por meio das narrativas, para, além disso, fazem emergir uma história outra da cidade a partir do lugar que lhes é instituído. A partir das narrativas videotizadas procuro compreender: como os sujeitos das narrativas constroem a história de Santo Antônio de Jesus a partir do lugar de sujeitos que estão à margem? Como essa história é construída a partir da maneira que os sujeitos discursivizam o corpo que aparece nas narrativas? De que modo se configuram, portanto, a ontologia do presente na especificidade dos habitantes do povoado do Bonfim? Trabalho também com a história oficial da cidade considerando-a como monumento recorrendo a uma dispersão de materialidades. Para subsidiar a discussão recorro a Foucault, Milanez, Courtine que me guiam na compreensão acerca de discurso, corpo, audiovisualidades.
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