DISCURSOS E SABERES: O CORPO DE DIVAS POP NACIONAIS EM REACTS NO YOUTUBE





RESUMO:
O presente trabalho objetiva, sob uma perspectiva arqueogenealógica foucaultiana, apresentar, descrever e analisar discursos e saberes que são produzidos pelos corpos das Divas Pop nacionais em vídeos de curta duração, denominados Reacts, no Youtube. Entendemos o corpo como um objeto de conhecimento e um lugar de acumulação de saber pela maneira como produzem um discurso sobre si, sobre sua sexualidade e seus modos de existir. O saber, assim, produzido pelas matrizes de comportamento (FOUCAULT, 2010) dos corpos das Divas Pop, advém de uma subjetivação regimentada por instituições sobre seus corpos, que os inscreveriam na história em um lugar de objetificação e desvalorização. São esses saberes primários que estão sendo analisados e os quais buscamos desobjetivar. Metodologicamente, elencamos as regularidades discursivas, ou seja, repetição de um mesmo movimento corporal, propostas por Foucault (2008), pequenos quadros, os quais são selecionados e separados, depois disso, associamos essas sequências, criando, assim, um conjunto de séries audiovisuais separadas por categorias corporais, enfocando principalmente em gestos de mãos, elevação de queixo, movimentos de quadril e rebolado para mostrar qual discursos as Divas Pop produzem em determinado momento da história. Partindo desta asserção, é inevitável que com a história um objeto -ou no caso deste trabalho, sobretudo o corpo- passe por transformações, seja marcado, já que a história é algo corrente e não-estática, nem contínua. Muda-se a história e com ela mudam também aqueles que a integram. As análises realizadas neste trabalho seguem a linha teórica da Análise do Discurso para Michel Foucault, Jean Jacques Courtine, e Nilton Milanez, sobretudo no que diz respeito ao corpo enquanto lugar de proliferação discursiva, e discursos e saberes instituídos, além do que tomamos como materialidade de circulação de discursos através das audiovisualidades.

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